Mitigação de riscos digitais

A forma mais segura de mitigar o risco de vazamento de dados é com a destruição física de mídias que contenham informações sensíveis de sua empresa.

Informações de áreas financeiras, fiscais, comerciais e de recursos humanos são uma ótima fonte de recursos para fraudadores e criminosos. Cuidado com o descarte gratuito, doação ou venda de equipamentos que contenham informações sigilosas. A simples formatação de um disco rígido, conhecido com HD (ou hard disk) não assegura que as informações nunca mais serão acessadas. Há muitos softwares que fazem este trabalho de apagar as informações mas nada é tão efetivo quando a destruição física.

Muito antes da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18) a Loop já se preocupava com o sigilo da informação de seus clientes através do correto descarte de equipamentos de TI, Telecom e documentos corporativos e oferecia como solução mais segura a destruição total de tais itens.  

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil segue a General Data Protection Regulation (GDPR) - Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, da União Européia e do Federal Trade Commision (FTC), dos EUA e traz conceitos e diretrizes para proteção de dados além de penalidades em caso de descumprimento destas normas.

 

A lei brasileira traz avanços importantes sobre o tratamento de informações pessoais e cria o papel do Data Protection Officer ou seja, o responsável na empresa que deve cuidar das bases de dados com informações sensíveis. Sua função é primordial pois é o guardião do banco de dados e informações da empresa, sejam estes dados e informações de clientes, funcionários ou qualquer outra informação que coloque em risco a reputação da sua empresa.

O risco de vazamento de dados não está só em ataques de hackers ou de vazamento interno, está também no descarte.


Conhecemos sobre riscos e sabemos que as probabilidades de ocorrência, embora remotas em alguns casos, podem ter consequências severas. Não deixe este processo sem dono, esteja em compliance com a LGPD e evite riscos desnecessários.

 

Assista o vídeo abaixo e saiba mais!

© 2015-2020 Loop Logistica Reversa Ltda

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram