© 2018 por Loop Logística Reversa Ltda

  • Facebook Loop Log
  • Preto Ícone Instagram
  • LinkedIn Loop Log

Descarte de lâmpadas

Sua empresa está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte de lâmpadas?

As lâmpadas são consideradas resíduos perigosos e de acordo com a Lei 12.305/10 devem ser descartadas de forma profissional e com responsabilidade ambiental.

Com a Loop você pode fazer o descarte de lâmpadas de sua empresa de forma ambientalmente correta em diversas regiões do Brasil de forma descomplicada.

 

Nosso processo junto a nossos operadores homologados priorizam a descontaminação total e reciclagem do vidro e metais. E tudo isso com a emissão de Certificado de Destinação Ambiental (CDA) para assegurar a nossos clientes total conformidade para auditorias ambientais, alta administração e órgãos reguladores. 

Atenção: O uso de tecnologia do tipo "papa lâmpadas" está sendo restringida pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Recentemente a Decisão de Diretoria nº 060/2019/C, de 28 de maio de 2019, dispõe sobre procedimentos relativos para o licenciamento dos empreendimentos de processamento de lâmpada inservível que contêm mercúrio. Clique aqui e saiba mais.

* Serviço disponível apenas para pessoas jurídicas.

* Nem todas as soluções da Loop estão disponíveis em todas as localidades.

Evite riscos desnecessários e atenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

DICAS IMPORTANTES NO DESCARTE DE LÂMPADAS

 

  • Nunca descarte lâmpadas com empresas sem licença de operação do Órgão Regulador Ambiental Estadual para este tipo de operação. Certifique-se que seu processo de compras avalie não somente os custos, mas também as questões relacionadas a conformidade com a regulamentação (compliance regulatório). Lembre-se: O Art. 27, § 1o da Lei 12.305/10 informa que: A contratação de serviços de coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento ou destinação final de resíduos sólidos, ou de disposição final de rejeitos, não isenta as pessoas físicas ou jurídicas referidas no art. 20 da responsabilidade por danos que vierem a ser provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos ou rejeitos. Ou seja, a responsabilidade de sua empresa não termina quando entrega as lâmpadas. É preciso conhecer bem o seu prestador de serviços de logística reversa.

 

  • Nunca deixe suas lâmpadas em local aberto e sem proteção após o uso. Elas podem quebrar e em contato com o meio ambiente, o mercúrio das lâmpadas fluorescentes pode vazar e contaminar o solo, plantas e águas. 

  • Mantenha suas lâmpadas sempre em local protegido de movimentação de máquinas, equipamentos e pessoas. Preferencialmente mantenha as lâmpadas inservíveis na embalagem do próprio fabricante ou verifique recipientes próprios para armazenamento deste tipo de resíduos conhecidos popularmente como "coletores".

  • Evite a quebra de lâmpadas. Caso ocorra, com uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), faça a varrição completa do local e armazene os resíduos em recipiente impermeável e feche-o para evitar acidentes.

duvidas_loop.png