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Image by Randy Fath

Governança e Compliance

Respeito as leis, normas e acima de tudo, nossos clientes

 

Na Loop nós sabemos da importância que nossas soluções tem para o meio ambiente e para nossos clientes. Num ambiente regulatório complexo e completo como o brasileiro, quando falamos sobre meio ambiente é imprescindível não só fazer o correto mas provar o correto. 

Geramos evidências de nossos trabalhos sem custo adicional para nossos clientes. Tais evidências não se limitam as descritas abaixo, entretanto elas atendem a praticamente qualquer exigência de comprovação de descarte correto.

Certificado de Destinação Ambiental (CDA) e Certificado de Destinação Final (CDF): 

O CDA é um documento emitido pela Loop que certifica que determinado resíduo foi destinado corretamente e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS e demais regulamentações aplicáveis. Indica quais tipos de resíduos foram destinados, peso e/ou quantidade, assim como operadores envolvidos na operação. Este certificado é emitido e enviado para todos os clientes contratantes do serviço sem custo adicional (envio por e-mail).

 

Já o CDF é um documento emitido diretamente pelo sistema SIGOR (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) ou SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) quando tem o MTR (Manisfesto de Transporte de Resíduos) gerados diretamente nestes sistemas. Ambos são sistemas públicos e online sendo que o SIGOR é o sistema gerenciado pelo Estado de São Paulo e tem a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) como uma de suas gerenciadoras. Já o SINIR é o sistema que atende os demais Estados do Brasil onde não há algo similar como SIGOR no Estado de São Paulo.

 

A vantagem do descarte com a Loop é que caso sua empresa tenha resíduos diferentes para descarte, gerenciamos a logística reversa com um ou mais operadores homologados e geramos apenas um CDA com todas as informações necessárias como números dos MTR, Licença de Operação dos orgãos ambientais, quantidade ou peso por tipo de resíduo destinado, data dos serviços, referencias as notas ficais emitidas e muito mais. Tudo isso para atendimento legal a órgãos ambientais e auditorias de diversos tipos.
 
Laudo Fotográfico (LF): 

Este documento é elaborado e entregue para os clientes sob demanda e demonstra por meio de fotos todo o processo de descarte (coleta, transporte, tratamento, disposição final, etc). Ou seja, para clientes que desejam comprovação técnica e irrefutável que seus resíduos foram corretamente tratados, este documento tem esta função. 

 

Esse documento é muito importante para:

 

Empresas que desejam comprovar para sua administração que os resíduos (produtos) foram totalmente descaracterizados impossibilitando reuso ou recomposição do produto em sua configuração inicial, protegendo assim seu segredo industrial. 

 

Companhias que precisam comprovar que informações não serão acessadas por pessoas não autorizadas. Desta forma, papéis corporativos de RH como, por exemplo, folha de pagamento ou documentos impressos ou digitais que possam conter dados de clientes, fórmulas, projetos, marketing, finanças e muitos outros podem ser destruídos impossibilitando acesso indevido.
 
Laudo de Rastreabilidade (LR): 

O laudo de rastreabilidade é um documento importantíssimo para alguns clientes que precisam comprovar para suas auditorias ambientais quais os resíduos gerados através do processo de manufatura reversa, ou outro processo aplicável, e para onde foram destinados estes resíduos. Ou seja, o processo de manufatura reversa, ou outro processo aplicável, gera resíduos. Estes resíduos são classificados por característica, composição química e técnica e armazenados em lotes para posterior envio a diferentes industrias de reciclagem, que irão transformar em novas matérias primas. O mesmo se aplica para transbordo e resíduos (armazenamento temporário para posterior envio para reciclagem ou reaproveitamento). 

Caso ainda tenha ainda alguma dúvida, fale com a gente.

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