Dúvidas frequentes sobre descarte de pilhas e baterias comuns

Onde e como descartar pilhas e baterias?


Essa pergunta ainda é frequente em muitas empresas uma vez que a coleta municipal de resíduos urbanos não é responsável pela coleta de pilhas e baterias e tratamento deste tipo de resíduo (embora muitos ainda façam o descarte desta forma equivocada). ​As empresas geradoras deste tipo de resíduo devem contratar empresas especializadas neste tipo de serviço e observarem o seguinte:Se a empresa possui licença de operação do órgão ambiental estadual e cadastro no órgão ambiental federal (Ibama). O descarte correto vai além de somente realizar a coleta de pilhas e baterias.Se a empresa especializada emite Certificação de Destinação Ambiental (CDA) e Laudo de Rastreabilidade de Resíduos (LRR). Isso é fundamental para que, em eventuais fiscalizações ou auditorias ambientais, sua empresa possa comprovar o descarte correto de pilhas e baterias.Se todos os itens acima forem atendidos, sua empresa está pronta para contratar a logística reversa de pilhas e baterias.Saiba mais sobre a documentação gerada aqui.




Qual tipo de Certificação minha empresa recebe ao descartar pilhas e baterias?


Aqui na Loop emitimos o Certificação de Destinação Ambiental (CDA) para todos os clientes que fazem descarte conosco sem custo adicional. Este documento atende os requisitos das auditorias ambientais, órgãos reguladores e alta administração. Temos raras solicitações para emissão de Laudo de Rastreabilidade de Resíduos (LRR). Este emitimos somente mediante solicitação dos clientes.

Saiba mais sobre a documentação gerada aqui.




Preciso descartar pilhas e baterias de um cliente. Isso é possível?


Sim.

Basta fazer a solicitação informando o seguinte: (i) CNPJ do gerador do resíduo, (ii) CNPJ do solicitante da proposta, (iii) endereço de coleta e (iv) peso de pilhas e baterias quebradas (em quilogramas).

O Certificação de Destinação Ambiental (CDA) sairá em nome do gerador do resíduo.

Saiba mais sobre a documentação gerada aqui.




Minha empresa tem poucos quilogramas pilhas e baterias. Mesmo assim posso descartar?


Sim.

Não temos restrição quanto ao peso mínimo de pilhas e baterias para coleta e descontaminação. O processo e tratamento é o mesmo. Entretanto o custo para descontaminação de poucos quilos é unitariamente maior que o custo unitário para descontaminação de vários quilos.




Como armazenar as pilhas e baterias de minha empresa até a coleta?


Muito fácil.

Você pode adquirir um coletor de pilhas específico, facilmente encontrado em sites de busca ou armazenar em qualquer recipiente limpo e impermeável a fim de evitar que caso ocorram vazamentos, que este não atinja o solo, águas, pessoas e animais.

Sugerimos deixar em local livre de movimentação de pessoas e animais e longe de solos e plantas para que se evite assim o risco de contaminação.




Posso entregar diretamente as pilhas e baterias de minha empresa?


Sim.

Neste caso os custos de logística não são aplicáveis e aplicamos apenas os custos com descontaminação.




Onde posso entregar as pilhas e baterias de minha empresa?


A Loop é uma gerenciadora de resíduos e sua operação é realizada por operadores homologados. Estes operadores estão em diferentes cidades do Brasil e nem todos tem estrutura para recepção de pilhas e baterias, enquanto em algumas cidades há esta estrutura. Cada solicitação deve ser analisada com critério para que possamos avaliar a demanda individualmente.




Posso fazer o descarte de baterias automotivas, lítio-ion e outras baterias que não se classificam como comuns?


Sim.

Neste caso, dependendo da especificação técnica e composição química, a Loop pode fazer a aquisição do lote destas baterias. Consulte a Loop para saber mais sobre este processo de aquisição para fomento do reuso.





© 2015-2020 Loop Logistica Reversa Ltda

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram