Image by Paweł Czerwiński

Descarte para pessoas físicas

Como pessoas físicas podem fazer descarte ambientalmente correto de resíduos?

As pessoas físicas são as grandes beneficiadas dos acordos setoriais de logística reversa incentivadas pelos governos.

Isso porque o governo federal, através da lei 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos ou PNRS e nela, chamou o setor privado para pensar em conjunto em soluções para o resíduo pós consumo.

 

O que aconteceu na prática?

 

Bom, como exemplo, as indústrias de embalagem e de consumo se uniram e traçaram um plano que avaliou, mas não se restringiu a:

- Avaliação de distribuição de produto e embalagem por região

- Avaliação da densidade populacional em cada região

- Definição de operadores de reciclagem e/ou cooperativas de catadores

- Definição de implantação de ponto de entrega voluntária ou PEV (comumente chamado pela população de "ponto de coleta")

Desta forma um setor inteiro se uniu e apresentou para o governo um plano que foi chamado de Acordo Setorial. Este plano não só incluia dados mas também o plano de implantação que foi e em alguns casos está sendo implantado em fases.

E por que?

- Porque entende-se que a população em geral em suas residências são as que geram a maior parte dos resíduos

- Porque não tem como colocar um caminhão para coletar em cada residência cada tipo de resíduo. Claro, o que é resíduo comum jogamos tudo num tipo de lixo e o serviço "público" faz a triagem, etc.

- Porque o sistema "público" tem limitações de tipo de resíduos que pode receber. Por exemplo, não se pode jogar pilhas e/ou remédios em lixo comum. A população precisa separar este resíduo e levar em PEV específico por exemplo e na ausência, consultar o fabricante do produto, que deve ter esta informação, sobre qual o destino indicado.

E o que eu faço para descartar resíduos?

O aplicativo Descarte Rápido vai te auxiliar na separação dos resíduos e encontrar pontos de coleta para os resíduos gerados em sua casa.

Baixe agora mesmo na loja e aplicativos do seu celular.

ico_apple_store.png

Minha empresa pode descartar então em algum deste locais?

Os acordos setoriais e toda sua implantação foram direcionados para a população em geral. Pessoas jurídicas tem capacidade financeira e técnica para escolher o melhor descarte profissional e acompanhar todo o processo e inclusive quantificar e reportar em relatórios de responsabilidade socioambiental, auditoria ambiental, etc. 

Por isso a Loop está aqui. Para prestar este tipo de serviço de descarte de resíduos especiais pra você. 

Veja aqui com quais resíduos trabalhamos.

© 2015-2020 Loop Logistica Reversa Ltda

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
caixas_lpd_looplog