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- Descarte Correto e Certificado de Lâmpadas em todo Brasil
Faça o descarte correto de lâmpadas de qualquer tipo em conformidade com a Lei 12.305 - PNRS, receba certificado de destinação e evite multas ou apontamentos de auditoria ambiental. Descarte de lâmpadas Sua empresa está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte de lâmpadas? As lâmpadas são consideradas resíduos perigosos e de acordo com a Lei 12.305/10 devem ser descartadas de forma profissional e com responsabilidade ambiental. As lâmpadas fluorescentes tem em sua composição um metal extremamente danoso para o meio ambiente e seres vivos; trata-se do mercúrio. Este componente, se absorvido por seres humanos, causam dentre outros, sérios problemas no sistema nervoso central. Mesmo as lâmpadas tipo LED possuem em sua composição, metal pesado como o chumbo e embora não tenha contaminação iminente com sua quebra, podem causar danos ao meio ambiente se descartadas incorretamente. Com a Loop você pode fazer o descarte de lâmpadas de sua empresa ou e seus clientes de forma ambientalmente correta em diversas regiões do Brasil de forma descomplicada. Nosso processo junto a nossos operadores homologados priorizam a descontaminação total e reciclagem do vidro e metais. E tudo isso com a emissão de Certificado de Destinação Ambiental para assegurar a nossos clientes total conformidade para auditorias ambientais, alta administração e órgãos reguladores. Quem já atendemos? Shopping centers Redes de ensino Indústrias Demolidoras de edifícios Instituições de saúde Condomínios residenciais Condomínios corporativos Hotéis e pousadas Empresas prestadoras de serviços em geral Empresas e consultorias de eficiência energética Faça como mais de 450 clientes e junte-se com a Loop para a destinação correta de seus resíduos especiais Evite riscos desnecessários e atenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). SOLICITAR ORÇAMENTO DÚVIDAS? DICAS IMPORTANTES NO DESCARTE DE LÂMPADAS Nunca descarte lâmpadas com empresas sem licença de operação do Órgão Regulador Ambiental Estadual para este tipo de operação. Certifique-se que seu processo de compras avalie não somente os custos, mas também as questões relacionadas a conformidade com a regulamentação (compliance regulatório). Lembre-se: O Art. 27, § 1o da Lei 12.305/10 informa que: A contratação de serviços de coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento ou destinação final de resíduos sólidos, ou de disposição final de rejeitos, não isenta as pessoas físicas ou jurídicas referidas no art. 20 da responsabilidade por danos que vierem a ser provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos ou rejeitos. Ou seja, a responsabilidade de sua empresa não termina quando descarta as lâmpadas. É preciso conhecer bem o seu prestador de serviços de logística reversa. Nunca deixe suas lâmpadas em local aberto e sem proteção após o uso. Elas podem quebrar e em contato com o meio ambiente, o mercúrio das lâmpadas fluorescentes pode vazar e contaminar o solo, plantas e águas. Mantenha suas lâmpadas sempre em local protegido de movimentação de máquinas, equipamentos e pessoas. Preferencialmente mantenha as lâmpadas inservíveis na embalagem do próprio fabricante ou verifique recipientes próprios para armazenamento deste tipo de resíduos conhecidos popularmente como "coletores". Evite a quebra de lâmpadas. Caso ocorra, com uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), faça a varrição completa do local e armazene os resíduos em recipiente impermeável e feche-o para evitar acidentes.
- Loop Logística Reversa | www.looplog.com.br
Gestão de logística reversa de uma forma descomplicada. Serviço certificado e profissional para sua empresa. Aqui na Loop Logística Reversa atendemos diversos locais do Brasil e diversos resíduos especiais. Ligue para nós! Início O que fazemos Como funciona Porque a Loop Saiba mais Soluções Inteligentes para Logística Reversa Sustentável Gerenciamos a logística reversa de resíduos especiais e recicláveis com eficiência, garantindo conformidade ambiental e sustentabilidade Faça como mais de 450 clientes e junte-se com a Loop para a destinação correta de seus resíduos O que fazemos Na Loop , gerenciamos a logística reversa de resíduos para empresas e condomínios corporativos, garantindo conformidade com a legislação ambiental e alinhamento às melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance). Sabemos que sua organização busca uma solução segura, rastreável e eficiente para o descarte de resíduos. Nossa atuação descomplica esse processo, proporcionando uma destinação ambientalmente responsável por meio de operadores homologados que seguem rigorosos padrões de qualidade e segurança. Nossos serviços incluem: Para condomínios corporativos: Gestão profissional de resíduos, garantindo conformidade legal e sustentabilidade. Para empresas: Desde o descarte simples até soluções multilocais completas, com transparência e segurança. Para pessoas físicas: Orientação sobre o descarte correto de resíduos domiciliares especiais, como pilhas, remédios e óleo de cozinha. Saiba mais sobre nossos operadores homologados aqui e descubra como podemos ajudar sua empresa a adotar uma logística reversa mais eficiente e responsável! O que fazemos Como funciona Na Loop , gerenciamos a logística reversa de resíduos por meio de operadores homologados, garantindo conformidade com as normas ambientais e segurança operacional. Nossos operadores passam por um rigoroso processo de qualificação, assegurando transparência e rastreabilidade na coleta, além de permitir a destinação ambientalmente correta dos resíduos. Muitos desses materiais podem ser reaproveitados, fomentando a economia circular. Nossa abordagem holística possibilita a coleta e o descarte de múltiplos tipos de resíduos em diversas localidades, evitando que sua empresa precise contratar vários fornecedores. Descubra como podemos otimizar a logística reversa para sua organização! Quero uma proposta Como funciona Porque a Loop Na Loop, desenvolvemos soluções completas para a logística reversa, garantindo segurança, rastreabilidade e conformidade ambiental para empresas e condomínios corporativos. Nossa experiência nos permitiu mapear e qualificar operadores de logística reversa em todo o Brasil, viabilizando a coleta de resíduos especiais de forma eficiente e sustentável. Mais de 450 clientes já confiam na nossa expertise para garantir a destinação correta de seus resíduos. Junte-se à Loop e transforme a gestão ambiental da sua organização! Faça como mais de 450 clientes e junte-se com a Loop para a destinação correta de seus resíduos especiais Saiba mais sobre a Loop Porque a Loop Saiba mais Quer ficar por dentro das novidades da Loop, por favor insira aqui seu e-mail . Nossas redes sociais também tem muitas informações relevantes sobre a Loop e logística reversa. Seu e-mail ficará protegido em nossa base e não será comercializado ou divulgado a terceiros em qualquer hipótese. Quero saber mais sobre a Loop Enviar Saiba mais
- Loop Logística Reversa | www.looplog.com.br
Gestão de logística reversa de uma forma descomplicada. Serviço certificado e profissional para sua empresa. Aqui na Loop Logística Reversa atendemos diversos locais do Brasil e diversos resíduos especiais. Ligue para nós! INICIO O que fazemos Como funciona Porque estamos aqui SAIBA MAIS Gerenciamento da Logística Reversa para Empresas e Condomínios Corporativos Saiba como fazer o descarte correto de resíduos em conformidade com a legislação ambiental de forma inteligente, segura e confiável Faça como mais de 450 clientes e junte-se com a Loop para a destinação correta de seus resíduos O que fazemos A Loop faz o gerenciamento da logística reversa de diversos resíduos para geradores dos mais variados segmentos de mercado que necessitam estar em conformidade com a legislação ambiental e melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance ). Sabemos que sua empresa ou condomínio corporativo precisa de um descarte descomplicado, ao mesmo tempo seguro, rastreável e que atenda aos requisitos ambientais. Saiba mais como podemos ajudar: Para seu condomínio Seu condomínio corporativo precisa de uma gestão profissional dos mais variados resíduos gerados pelos condôminos, dentro da legislação ambiental e melhores práticas ESG. Clique e saiba mais. Ver mais Para sua empresa Sua empresa precisa de um simples descarte correto de resíduos ou de uma gestão de logística reversa multilocal, profissional, transparente e segura. Saiba mais como podemos ajudar. Ver mais Para pessoas físicas Você já teve dificuldade para descarte de resíduos domiciliares comuns e outros resíduos como pilhas, remédios, lâmpadas, óleo e outros resíduos? Saiba aqui como fazer o descarte correto destes resíduos. Ver mais O que fazemos Como funciona Na Loop nós fazemos o gerenciamento de logística reversa de resíduos através de diversos operadores homologados . Estes operadores são qualificados para tratamento destes resíduos de maneira muito profissional e em total conformidade com as leis e normas ambientais . Grande parte destes resíduos podem ser reaproveitados em outros ciclos produtivos, alimentando uma cadeia quase infinita de reciclagem, fomentando assim a economia circular . Todos nossos operadores passam por um processo de avaliação que os qualifica para execução de serviços para nossos clientes. Esse processo garante aos nossos clientes não só o compliance ambiental, mas também elevados padrões de segurança do trabalho e operacional. Nossos operadores estão preparados para coleta de resíduos com total transparência e rastreabilidade. Nossa visão holística da logística reversa para resíduos , nos permite também implementar a coleta e descarte ambiental correto de mais de um tipo de resíduo e em diversas localidades para sua empresa ou condomínio corporativo, sem que sua área de meio ambiente, facilities ou almoxarifado precise contratar diversas empresas para cada tipo de resíduo. Quero uma proposta Como funciona Porque a Loop Ao longo da nossa jornada, sempre tivemos foco no desenvolvimento de soluções em logística reversa para nossos clientes. Aliado a isso, sabemos da importância que, um descarte seguro, confiável, rastreável e comprovado, tem para empresas e condomínios corporativos engajados no compromisso ambiental . Por outro lado, a demanda de nossos clientes por descartes de outros tipos de resíduos especiais nos possibilitou termos uma visão muito abrangente sobre o segmento de descarte de resíduos. Neste contexto passamos a qualificar operadores de logística reversa por diversos locais no Brasil para atender nossos clientes. Por isso, além da conformidade ambiental , garantimos também a coleta de alguns tipos de resíduos especiais em diversos locais do país. Faça como mais de 450 clientes e junte-se com a Loop para a destinação correta de seus resíduos especiais Saiba mais sobre a Loop Porque estamos aqui Saiba mais Quer ficar por dentro das novidades da Loop, por favor insira aqui seu e-mail . Nossas redes sociais também tem muitas informações relevantes sobre a Loop e logística reversa. Seu e-mail ficará protegido em nossa base e não será comercializado ou divulgado a terceiros em qualquer hipótese. Quero saber mais sobre a Loop Enviar SAIBA MAIS
- Dúvidas Frequentes Lâmpadas | looplog
Dúvidas frequentes sobre processo de descarte de lâmpadas. Preciso ter todos os documentos (laudos e certificados) para garantir que meu processo foi executado em conformidade com a PNRS e demais regulamentações? Não. O processo de descarte em geral com a Loop é 100% confiável e todos os resíduos são destinados de forma correta e em total conformidade com a regulamentação ambiental em vigor. Sua empresa receberá sem custo adicional o Certificado de Destinação Ambiental (CDA) que vincula as licenças ambientais da Loop, de seus operadores ao descarte correto. Pode confiar! Somos uma empresa prestadora de serviços e preciso fazer o descarte para meu cliente. Posso ter um Certificado de Destinação Ambiental (CDA) em nome do meu cliente? Sim. O Certificado de Destinação Ambiental (CDA) tem um nível de customização. Não podemos alterar todo o modelo, mas temos que obrigatoriamente indicar o gerador do resíduo, importantíssimo para fins regulatórios. Já o nome do solicitante pode ser também indicado como complemento. O Certificado de Destinação Ambiental (CDA) tem validade real no mercado? Depende. O Certificado de Destinação Ambiental (CDA) é um documento de certa forma já banalizado neste segmento. Muitas “empresas” fazem a coleta e dizem dar a destinação ambiental correta dos resíduos, mas na prática acabam por revender equipamentos inteiros ou comercializar peças para reuso e uniformes sem consentimento do cliente. Essa operação tem risco para o cliente pois podem ter dados e informações sigilosas violadas além de que o CDA perde sua credibilidade. Outro ponto relevante é que um CDA para ter validade deve incluir os números das Licenças de Operação do Órgão Ambiental Estadual de onde se realizou a manufatura reversa ou outro processo de descaracterização. Muitas “empresas” não incluem tal item pois não tem Licença de Operação ou possuem a Declaração de Atividade Isenta de Licenciamento – DAIL (ou similar). A DAIL não licencia a empresa receptora do resíduo para fazer a manufatura reversa ou outro processo de descaracterização pois o Órgão Ambiental Estadual entende que ao desmontar equipamentos (manufatura reversa, trituração, fragmentação) já expõe os trabalhadores e o meio ambiente a riscos ambientais (ex.: vazamentos, desvio de rejeitos, etc). Por isso, é fundamental que sempre seja exigido a vinculação no CDA da Licença de Operação e não da DAIL quando processo for de transformação, seja lá qual for o processo adotado pela contratada. Até qual nível de rastreabilidade é seguro ter no Laudo de Rastreabilidade de Resíduos (LRR)? Um bom nível de segurança aceito no mercado é até o 2º nível, ou seja, o resíduo da sua empresa foi para qual operador de manufatura reversa / descaracterização (nível 1) e os resíduos e rejeitos foram para quais operadores de transformação (nível 2). Em raros casos são solicitados outros níveis de rastreabilidade. Até porque depende da complexidade para desmembrar o resíduo em sua forma mais primária para reciclagem. Já destinamos material e recebemos um único documento similar ao Certificado de Destinação Ambiental (CDA). Tenho um problema? Não necessariamente. Tudo precisa ser analisado sob a ótica do que foi solicitado na contratação do serviço. Ou seja, se você fez a solicitação de CDA, LFD e LRR, o prestador de serviço deve lhe fornecer tais documentos para que você tenha o conforto de que o serviço foi prestado como combinado. Alguns operadores enviam tudo em um único documento, mas o importante é que conceitualmente estejam vinculados neste único documento todas as informações requeridas para um CDA, LFD e LRR. Claro que as Licenças de Operação do Órgão Ambiental Estadual de onde se realizou a manufatura reversa ou outro processo de descaracterização também são importantes como já mencionado. Na contratação do serviço pedi um CDA mas vi que preciso de um LFD e um LRR. Consigo pedir agora? Depende. O CDA enviamos em 100% dos serviços como já dito sem custo adicional. Já o LFD e LRR precisam ser solicitados previamente pois envolvem um controle de estoque e de linha de manufatura reversa individual do lote. Caso não tenha solicitado o LFD e LRR e o lote já tenha sido processado na manufatura reversa / descaracterização, infelizmente não é possível gerar o LFD e LRR uma vez que o lote destinado não foi separado para acompanhamento individual. Caso o lote ainda não tenha sido processado, pode ser sim solicitado o LFD e LRR, que são objeto de nova precificação. Fiz doação dos equipamentos e uniformes da minha empresa para entidades assistenciais e não recebi nenhum documento como Certificados e Laudos. Tenho um problema? Depende. Basicamente há dois caminhos para o que foi doado: 1) uso do que foi doado na própria operação da entidade, ou o mais comum 2) revenda dos itens em bazares beneficentes. No fundo o que estas instituições precisam é do dinheiro para desenvolver suas operações e não necessariamente dos itens doados. Até porque os itens doados não necessariamente estão em bom estado de funcionamento infelizmente. Se seus inservíveis não tiverem informações confidenciais que possam colocar em risco a conformidade de sua empresa com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18), fique despreocupado. Atente neste caso apenas para a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10 no que se refere a responsabilidade compartilhada pelo descarte de resíduos. De volta a pergunta sobre laudos e certificados na doação, se objetivo da destinação não foi ambiental e sim doação, não entendemos que a documentação faça sentido embora entendemos que alguns tipos de doação possam ser configuradas em destinação de resíduos e neste caso, passiveis de documentação comprobatória no âmbito das referidas leis.
- Descarte Correto e Certificado de Pilhas e Baterias é com a Loop
Faça o descarte correto de pilhas e baterias de qualquer tipo em conformidade com a Lei 12.305 - PNRS, receba certificado de destinação e evite multas ou apontamentos de auditoria ambiental. Descarte de pilhas e baterias Sua empresa está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte de pilhas e baterias? As pilhas e baterias são consideradas resíduos perigosos e de acordo com a Lei 12.305/10 devem ser descartadas de forma profissional e com responsabilidade ambiental. Seus componentes como cádmio, chumbo e mercúrio, em contato com o meio ambiente é extremamente perigoso, podendo fazer com que o solo se torne infértil e a água imprópria para o consumo. Uma vez em contato com seres humanos os componentes de pilhas e nas baterias podem colaborar com o surgimento de doenças nos seguintes órgãos: pulmão, rins, fígado e sistema nervoso central. Com a Loop você pode fazer o descarte de pilhas e baterias de sua empresa ou e seus clientes de forma ambientalmente correta de forma descomplicada. Nosso processo junto a nossos operadores homologados priorizam a descontaminação total e reciclagem de metais. E tudo isso com a emissão de Certificado de Destinação Ambiental para assegurar a nossos clientes total conformidade para auditorias ambientais, alta administração e órgãos reguladores. Quem já atendemos? Shopping centers Redes de ensino Industrias Demolidoras de edifícios Instituições de saúde Condomínios residenciais Condomínios corporativos e escritórios em geral Hotéis e pousadas Empresas prestadoras de serviços em geral Estacionamentos Faça como mais de 350 clientes e junte-se com a Loop para a destinação correta de seus resíduos especiais Evite riscos desnecessários e atenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). SOLICITAR ORÇAMENTO Tem dúvidas? Acesse nosso Whatsapp DICAS IMPORTANTES NO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS Nunca descarte pilhas e baterias com empresas sem licença de operação do órgão regulador ambiental Estadual para este tipo de operação. Certifique-se que seu processo de compras avalie não somente os custos, mas também as questões relacionadas a conformidade com a regulamentação (compliance regulatório). Lembre-se: O Art. 27, § 1o da Lei 12.305/10 informa que: A contratação de serviços de coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento ou destinação final de resíduos sólidos, ou de disposição final de rejeitos, não isenta as pessoas físicas ou jurídicas referidas no art. 20 da responsabilidade por danos que vierem a ser provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos ou rejeitos. Ou seja, a responsabilidade de sua empresa não termina quando descarta as pilhas e baterias. É preciso conhecer bem o seu prestador de serviços de logística reversa. Nunca deixe suas pilhas e baterias em local aberto e sem proteção após o uso. Pode ocorrer vazamentos e em contato com o meio ambiente, os metais pesados contaminar o solo, plantas e águas, além da pessoa que manusear sem uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Não misture pilhas e baterias com outros resíduos. Mantenha sempre pilhas e baterias separadas dos resíduos comuns (lixo comum) pois elas podem contaminar tais resíduos que quando descartados em aterros, podem levar a contaminação para tais locais. Nunca tente extrair baterias de smartphones, tablets ou equipamentos em que estas baterias estejam embutidas. Elas podem pegar fogo e causar incêndios.
- Descarte Correto e Certificado de toners é com a Loop
Faça o descarte correto de toners de qualquer tipo em conformidade com a Lei 12.305 - PNRS, receba certificado de destinação e evite multas ou apontamentos de auditoria ambiental. Descarte de cartuchos e toners de impressão Sua empresa está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte de toners de impressão? Toners de impressão, após exaurido seu uso e possibilidade de reuso são considerados resíduos perigosos e de acordo com a Lei 12.305/10 devem ser descartadas de forma profissional e com responsabilidade ambiental. Descarte de toners de impressão de forma incorreta coloca material pulverulento; pó de toner (com partículas com dimensão inferior a 0,075 mm) em contato com seres vivos, podendo ser absorvidos por peixes e plantas que consumimos. Com a Loop você pode fazer o descarte de cartuchos de toner de impressão de sua empresa ou e seus clientes de forma ambientalmente correta no Estado de São Paulo de forma descomplicada. Nosso processo junto a nossos operadores homologados priorizam a descontaminação total e reciclagem, fomentando a economia circular. E tudo isso com a emissão de Certificado de Destinação Ambiental (CDA) para assegurar a nossos clientes total conformidade para auditorias ambientais, alta administração e órgãos reguladores. Não trabalhamos com remanufatura de cartuchos de toner para revenda. Os cartuchos de toner que chegam para nossa rede de operadores podem ter componentes reciclados após manufatura reversa ou seguem para coprocessamento em fornos de cim enteiras (podem haver outras opções de destinação ambiental previstas em lei). Quem já atendemos? Empresas de outsourcing de impressão Gráficas de pequeno e médio porte Shopping centers Redes de ensino Indústrias Demolidoras de edifícios Instituições de saúde Escritórios em geral Hotéis e pousadas Empresas prestadoras de serviços em geral Evite riscos desnecessários e atenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). Faça como mais de 350 clientes e junte-se com a Loop para a destinação correta de seus resíduos especiais SOLICITAR ORÇAMENTO Tem dúvidas? Acesse nosso Whatsapp DICAS IMPORTANTES NO DESCARTE DE TONERS DE IMPRESSÃO Nunca descarte toners de impressão com empresas sem licença de operação do órgão regulador ambiental Estadual para este tipo de operação. Certifique-se que seu processo de compras avalie não somente os custos, mas também as questões relacionadas a conformidade com a regulamentação (compliance regulatório). Lembre-se: O Art. 27, § 1o da Lei 12.305/10 informa que: A contratação de serviços de coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento ou destinação final de resíduos sólidos, ou de disposição final de rejeitos, não isenta as pessoas físicas ou jurídicas referidas no art. 20 da responsabilidade por danos que vierem a ser provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos ou rejeitos. Ou seja, a responsabilidade de sua empresa não termina quando descarta os toners. É preciso conhecer bem o seu prestador de serviços de logística reversa. Nunca deixe suas toners de impressão em local aberto e sem proteção após o uso. Pode ocorrer vazamentos do pó e em contato com o meio ambiente, podem contaminar o solo, plantas e águas. Use sempre EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para manusear toners para descarte. Não misture toners de impressão com outros resíduos. Mantenha sempre separados dos resíduos comuns (lixo comum) pois elas podem contaminar tais resíduos que quando descartados em aterros, podem levar a contaminação para tais locais. Evite o vazamento de pó de toner e se ocorrer, coloque em sacos plásticos bem fechados para evitar posterior vazamento. Nunca lave o toner ou limpe a região onde há pó de toner com água para que este resíduo não seja direcionado para rede pública de esgoto ou solo.
- Passo a passo da destinação | looplog
Conheça um pouco mais sobre logística reversa e o passo a passo da destinação de resíduos especiais. Um conceito muito importante que tem ganhado cada vez mais espaço é o conceito da economia circular . Até tempos atrás a sociedade vinha sempre realizando seus descartes de forma que não se recuperava qualquer resíduo. Ou seja, um produto ou sua embalagem era "jogado" no lixo e simplesmente esperava-se que a natureza tomasse conta daquilo que poderia durar 5, 10 ou centenas de anos. Isso para não mencionar resíduos que duram milhares de anos para se decompor e serem reinserido na natureza. Ou seja, no passado a industria extraía matéria prima, produzia, vendia para os consumidores, que após seu uso descartavam como lixo comum. As empresas que gerenciam resíduos, por sua vez, acomodavam tais resíduos em aterros para que a natureza "desse" seu jeito. Claro que isso ainda acontece com muitos resíduos e em muitas sociedades. A isso damos o nome de economia linear . Esta abordagem linear tem mudado em muitas sociedades e a economia linear tem dado espaço para economia circular. Não é uma tarefa fácil, pois essa mudança envolve não só a mudança de cultura das pessoas como consumidoras mas também a mudança de paradigma para as mais diferentes indústrias, materiais usados e design de produtos e embalagens. Ou seja, podemos definir da seguinte forma: Economia linear: Conjunto de ações da sociedade que prevê extração crescente de recursos naturais para produção de bens. Este modelo é economicamente inviável pois a extração a longo prazo, tornam os recursos planetários escassos para manutenção desse modelo. Economia circular: Neste modelo não deve haver desperdício pois adota-se a abordagem de reduzir, reutilizar e reciclar (3Rs). A extração de matéria prima é reduzida e quando possível usa-se menos material para produção do produto. Os produtos são feitos de peças e materiais reutilizados e após o descarte de um produto, materiais e peças são reciclados. Na Loop , praticamos com nossos operadores o modelo da economia circular para todos os resíduos passíveis de adoção desta prática. Resíduos eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias e outros resíduos seguem para diversas cadeias de reciclagem, passando por processos de transbordo, manufatura reversa, fragmentação, separação e triagem até chegarem aos operadores de reciclagem de fato que irão transformar aquele resíduo em matéria prima.
- Descarte Correto e Certificado de Equipamentos Refrigerantes é com é com a Loop
Faça o descarte correto de equipamentos refrigerantes e respectivos gases em conformidade com a Lei 12.305 - PNRS, receba certificado de destinação e evite multas ou apontamentos de auditoria ambiental. Pedido de orçamento para descarte correto de pilhas e baterias comuns Como estão acondicionadas as lâmpadas? * Em embalagens impermeáveis Em recipientes fixos (coletores) adquiridos para este fim Em embalagens de papelão (permeáveis) ou similar Em outro local ou condição Observação: Para serviços de coletas em mais de uma localidade ou caso tenha outra necessidade específica, clique aqui para enviar um email para a Loop contato@looplog.com.br Acesse aqui nossas dúvidas mais frequentes sobre o processo de descarte de pilhas e baterias Enviar
- Como funciona o descarte com a Loop
Veja como funciona o processo da Loop de destinação ambiental correta de resíduos especiais Como funciona o processo de descarte da Loop? Nosso processo é descomplicado, em aderência as leis ambientais e aos padrões ESG (Environmental, Social and Governance) Na Loop nós fazemos o gerenciamento de logística reversa de resíduos especiais através de diversos operadores homologados . Estes operadores são qualificados para tratamento destes resíduos de maneira muito profissional e em total conformidade com as leis e normas ambientais . Grande parte destes resíduos podem ser reaproveitados em outros ciclos produtivos, alimentando uma cadeia quase infinita de reciclagem, fomentando assim a economia circular . Todos nossos operadores passam por um processo de avaliação que os qualifica para execução de serviços para nossos clientes. Esse processo garante aos nossos clientes não só o compliance ambiental, mas também padrões de segurança do trabalho e operacional. Nossos operadores estão preparados para coleta de pequenas e médias quantidades de resíduos com total transparência e rastreabilidade . Nossa visão holística da logística reversa para resíduos especiais, nos permite também implementar a coleta e descarte ambiental correto de mais de um tipo de resíduo para sua empresa, sem que sua área de meio ambiente, facilities ou almoxarifado precise contratar diversas empresas para cada tipo de resíduo. Veja abaixo o que sua empresa pode descartar de forma segura e descomplicada com a Loop DESCARTE DE LAMPADAS DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS DESCARTE DE CARTUCHOS DE TONERS DE IMPRESSÃO DESCARTE DE EQUIPAMENTOS REFRIGERANTES E GÁS REFRIGERANTE DESCARTE DE PNEUS indisponível temporariamente DESCARTE DE ELETROELETRÔNICOS EM GERAL Precisa descartar um resíduo diferente ou não encontrou o que precisa? Saiba mais aqui
- Solução para vazamento de dados | looplog
Sua empresa está segura com o processo de descarte de mídias como hard disks, que contenham informações sensíveis para seu negócio (folha de pagamento, notas fiscais, relação de clientes e outros). Mitigação de riscos de vazamento de dados e informações A forma mais segura de mitigar o risco de vazamento de dados é com a destruição física de mídias que contenham informações sensíveis de sua empresa. Informações de áreas financeiras, fiscais, comerciais e de recursos humanos são uma ótima fonte de recursos para fraudadores e criminosos . Tenha cautela com o descarte gratuito, doação ou venda de equipamentos que contenham informações sigilosas. A simples formatação de um disco rígido, conhecido com HD (ou hard disk) não assegura que as informações nunca mais serão acessadas . Há muitos softwares que fazem este trabalho de apagar as informações mas nada é tão efetivo quando a destruição física . Muito antes da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18) a Loop já se preocupava com o sigilo da informação de seus clientes através do correto descarte de equipamentos de TI, Telecom e documentos corporativos em papel e oferecia como solução mais segura a destruição total de tais itens. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil segue a General Data Protection Regulation (GDPR) - Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, da União Européia e do Federal Trade Commision (FTC), dos EUA e traz conceitos e diretrizes para proteção de dados além de penalidades em caso de descumprimento destas normas. A lei brasileira traz avanços importantes sobre o tratamento de informações pessoais e cria o papel do Data Protection Officer ou seja, o responsável na empresa que deve cuidar das bases de dados com informações sensíveis. Sua função é primordial pois é o guardião do banco de dados e informações da empresa, sejam estes dados e informações de clientes, funcionários ou qualquer outra informação que coloque em risco a reputação da sua empresa. O risco de vazamento de informações e dados não está só em ataques de hackers ou de vazamento interno. Ele está também no descarte sem critério. Conhecemos sobre riscos e sabemos que as probabilidades de ocorrência, embora remotas em alguns casos, podem ter consequências severas. Não deixe este processo sem dono, esteja em compliance com a LGPD e evite riscos desnecessários. Assista o vídeo abaixo e saiba mais! Solicitar Proposta
- Descarte Correto e Certificado de Resíduos Especiais
Veja aqui quais tipos de descarte a Loop oferece para sua empresa de forma correta e em conformidade com a Lei 12.305 - PNRS. Receba certificado de destinação e evite multas ou apontamentos de auditoria ambiental. Serviços qualificados Loop Junte-se a mais de 450 clientes e descarte com a Loop Veja abaixo como podemos ajudar: Lâmpadas de qualquer tipo Equipamentos refrigerantes e gases Pilhas e baterias comuns Solução para condomínios corporativos Cartuchos de toners de impressão Eletroeletrônicos e seus componentes Precisa descartar um resíduo diferente ou não encontrou o que precisa? Saiba mais aqui
- Dúvidas Frequentes Pilhas | looplog
Dúvidas frequentes sobre processo de descarte de pilhas e baterias comuns. Preciso ter todos os documentos (laudos e certificados) para garantir que meu processo foi executado em conformidade com a PNRS e demais regulamentações? Não. O processo de descarte em geral com a Loop é 100% confiável e todos os resíduos são destinados de forma correta e em total conformidade com a regulamentação ambiental em vigor. Sua empresa receberá sem custo adicional o Certificado de Destinação Ambiental (CDA) que vincula as licenças ambientais da Loop, de seus operadores ao descarte correto. Pode confiar! Somos uma empresa prestadora de serviços e preciso fazer o descarte para meu cliente. Posso ter um Certificado de Destinação Ambiental (CDA) em nome do meu cliente? Sim. O Certificado de Destinação Ambiental (CDA) tem um nível de customização. Não podemos alterar todo o modelo, mas temos que obrigatoriamente indicar o gerador do resíduo, importantíssimo para fins regulatórios. Já o nome do solicitante pode ser também indicado como complemento. O Certificado de Destinação Ambiental (CDA) tem validade real no mercado? Depende. O Certificado de Destinação Ambiental (CDA) é um documento de certa forma já banalizado neste segmento. Muitas “empresas” fazem a coleta e dizem dar a destinação ambiental correta dos resíduos, mas na prática acabam por revender equipamentos inteiros ou comercializar peças para reuso e uniformes sem consentimento do cliente. Essa operação tem risco para o cliente pois podem ter dados e informações sigilosas violadas além de que o CDA perde sua credibilidade. Outro ponto relevante é que um CDA para ter validade deve incluir os números das Licenças de Operação do Órgão Ambiental Estadual de onde se realizou a manufatura reversa ou outro processo de descaracterização. Muitas “empresas” não incluem tal item pois não tem Licença de Operação ou possuem a Declaração de Atividade Isenta de Licenciamento – DAIL (ou similar). A DAIL não licencia a empresa receptora do resíduo para fazer a manufatura reversa ou outro processo de descaracterização pois o Órgão Ambiental Estadual entende que ao desmontar equipamentos (manufatura reversa, trituração, fragmentação) já expõe os trabalhadores e o meio ambiente a riscos ambientais (ex.: vazamentos, desvio de rejeitos, etc). Por isso, é fundamental que sempre seja exigido a vinculação no CDA da Licença de Operação e não da DAIL quando processo for de transformação, seja lá qual for o processo adotado pela contratada. Até qual nível de rastreabilidade é seguro ter no Laudo de Rastreabilidade de Resíduos (LRR)? Um bom nível de segurança aceito no mercado é até o 2º nível, ou seja, o resíduo da sua empresa foi para qual operador de manufatura reversa / descaracterização (nível 1) e os resíduos e rejeitos foram para quais operadores de transformação (nível 2). Em raros casos são solicitados outros níveis de rastreabilidade. Até porque depende da complexidade para desmembrar o resíduo em sua forma mais primária para reciclagem. Já destinamos material e recebemos um único documento similar ao Certificado de Destinação Ambiental (CDA). Tenho um problema? Não necessariamente. Tudo precisa ser analisado sob a ótica do que foi solicitado na contratação do serviço. Ou seja, se você fez a solicitação de CDA, LFD e LRR, o prestador de serviço deve lhe fornecer tais documentos para que você tenha o conforto de que o serviço foi prestado como combinado. Alguns operadores enviam tudo em um único documento, mas o importante é que conceitualmente estejam vinculados neste único documento todas as informações requeridas para um CDA, LFD e LRR. Claro que as Licenças de Operação do Órgão Ambiental Estadual de onde se realizou a manufatura reversa ou outro processo de descaracterização também são importantes como já mencionado. Na contratação do serviço pedi um CDA mas vi que preciso de um LFD e um LRR. Consigo pedir agora? Depende. O CDA enviamos em 100% dos serviços como já dito sem custo adicional. Já o LFD e LRR precisam ser solicitados previamente pois envolvem um controle de estoque e de linha de manufatura reversa individual do lote. Caso não tenha solicitado o LFD e LRR e o lote já tenha sido processado na manufatura reversa / descaracterização, infelizmente não é possível gerar o LFD e LRR uma vez que o lote destinado não foi separado para acompanhamento individual. Caso o lote ainda não tenha sido processado, pode ser sim solicitado o LFD e LRR, que são objeto de nova precificação. Fiz doação dos equipamentos e uniformes da minha empresa para entidades assistenciais e não recebi nenhum documento como Certificados e Laudos. Tenho um problema? Depende. Basicamente há dois caminhos para o que foi doado: 1) uso do que foi doado na própria operação da entidade, ou o mais comum 2) revenda dos itens em bazares beneficentes. No fundo o que estas instituições precisam é do dinheiro para desenvolver suas operações e não necessariamente dos itens doados. Até porque os itens doados não necessariamente estão em bom estado de funcionamento infelizmente. Se seus inservíveis não tiverem informações confidenciais que possam colocar em risco a conformidade de sua empresa com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18), fique despreocupado. Atente neste caso apenas para a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10 no que se refere a responsabilidade compartilhada pelo descarte de resíduos. De volta a pergunta sobre laudos e certificados na doação, se objetivo da destinação não foi ambiental e sim doação, não entendemos que a documentação faça sentido embora entendemos que alguns tipos de doação possam ser configuradas em destinação de resíduos e neste caso, passiveis de documentação comprobatória no âmbito das referidas leis.